Que esclarecimento a literatura teosófica pode nos oferecer sobre uma pandemia como a atual crise do coroa? Para nos ajudar a encontrar respostas às perguntas, coletamos abaixo alguns trechos da literatura teosófica de H.P. Blavatsky, W.Q. Judge e G. de Purucker sobre tópicos relacionados.

Vários artigos científicos também têm sido citados que ligam os conhecimentos teosóficos ao estado atual do conhecimento.

Esperamos que estes fragmentos ajudem a construir uma visão das leis da natureza e de como lidar com esta situação como indivíduo e como humanidade.

Para compreender estas citações corretamente, é importante vê-las à luz das três Proposições Fundamentais da Teosofia.

Em resumo, você pode descrevê-los da seguinte forma:

  1. Ilimitabilidade
    Isto significa que tudo tem essencialmente a mesma origem e as mesmas habilidades sem limites. Tudo está vivo. Além disso, tudo está interligado e influenciando uns aos outros.
  2. Ciclicidade
    Tudo vem e vai, os períodos de atividade são seguidos por períodos de descanso.
  3. Identidade fundamental de toda a vida. Como acima, assim abaixo
    Toda vida é fundamentalmente idêntica e evolui com base no livre arbítrio como parte de um todo maior (vida dentro da vida), de acordo com a lei kármica e cíclica.

(Leia as três Preposições Fundamentais em sua totalidade)

Os primeiros cinco fragmentos mostram, de acordo com os três Proposições Fundamentos, como tudo está interligado e como as influências cósmicas cíclicas nos afetam, às vezes resultando em epidemias. Descreve que isto é sempre Kármico e não está separado de nossa própria mentalidade.

A ciência atual mostra a relação entre o ciclo das manchas solares e as epidemias e pandemias. Incluímos links para dois destes artigos.

Os trechos do artigo de H.P. Blavatsky The Last Song of the Swan e The Encyclopaedic Theosophical Glossary descrevem a relação entre o ozônio e a gripe. Isto também tem sido estudado pela ciência atual, à qual nos ligamos.

Nos dois fragmentos seguintes, W.Q. Judge e G. de Purucker descrevem o papel de germes como os micróbios na doença de uma perspectiva teosófica (na época de sua redação não se sabia muito sobre vírus).

O último trecho dos Golden Precepts (Preceitos de Ouro) de G. de Purucker descreve o que são doenças em geral e a melhor maneira de lidar com elas.